
Gramado é linda o ano inteiro! Fizemos a nossa viagem no mês de junho e vou te contar como foi.
No mês de junho é o começo do inverno, então já faz um friozinho. A temperatura variou entre 9º e 20º, sendo as temperaturas mais baixas bem no começo do dia e a noite, lá pelas 21h.
A cidade é bem movimentada durante o dia, mas a noite não se tem muito o que fazer, a maioria dos lugares fecha às 23h. Se você é mais baladeiro, talvez não vá gostar muito. Eu sou mais caseira, então dormir mais cedo era maravilhoso.
A viagem foi de 6 dias, deu tempo para fazer tudo com muita calma, e inclusive voltar onde mais gostamos. Foi uma viagem em casal, e preciso dizer que é o foco principal de Gramado, tudo voltado para o mais romântico, pensado para 2, e também vários lugares família, para levar crianças.
Uma coisa que gostei demais são as restrições de publicidade, não tem carro de som, outdoor. Mas por outro lado sempre tem pessoas te oferecendo coisas na rua, te chamando para entrar ou para tirar fotos. E são muitas pessoas mesmo. Por estarmos em casal, acredito que tenha sido um pouco pior, o que pode acabar sendo um pouco chato. Não atrapalha a viagem, mas foi algo não vi ninguém falando enquanto pesquisei antes de viajar.
Em relação as atrações, tem lugares maravilhosos. Vou falar onde fomos e ir comentando o que achei de cada um.
Atrações e Restaurantes
Snowland
É o parque de neve, onde se faz neve lá dentro mesmo. Tem tobogã, castelo de neve, bem legal para crianças. Fiz uma aula de esqui, o horário é agendado, foram bem pacientes. Nunca tinha nem visto um esqui, foi realmente bem legal, e acho que vale muito a pena. Apenas para ir no parque e ir no que já está incluído no ingresso não me parece valer a pena, é bem pouco. Eles oferecem roupa para ir na neve, e não se preocupe, ela dá conta do frio e é muito boa. Se quiser ficar com seu casaco por baixo até pode, mas é mais difícil de se locomover, fica quase que engessado kk. Eles tem restaurantes lá dentro, de várias opções de preço. Tem também as apresentações de patinação, que é lindo e até me emocionei.

Mini Mundo
É um local com várias miniaturas, que é bem legal de ver. Achei o valor até razoável, porque é basicamente um museu de mini coisas a céu aberto, e dentro das mini cidades acontecem histórias, personagens, é divertido. Tem também uma cafeteria lá dentro.
Mundo a Vapor
Extremamente superestimado. Acho que só faz sentido pagar pra entrar se você é estudante de mecânica. Fora disso, perda de tempo e dinheiro. Horrível. Apenas tire uma foto da entrada, do lado de fora mesmo e vá embora. Porque é a única coisa “bonita”.
Cantina Pastaciutta
Restaurante italiano maravilhoso. Impecável, desde o atendimento, a comida, sobremesa, até mesmo o prato e talheres. Fomos no primeiro dia da viagem e depois voltamos lá. Amei demais! Recomendo que experimente a entrada bruschetta, acho que voltaria em Gramado só pra poder comer de novo. Também comemos lasanha, que é gigante para apenas 2 pessoas, e que é uma delícia.
Hector Dragão
É uma pizzaria inspirada em Harry Potter, que foi pra mim uma decepção gigante. O local é todo fechado, sem janelas, então logo de cara já me senti muito mal. Não por claustrofobia, mas por não ter circulação de ar. É rodízio, então cada momento surgia um sabor de pizza diferente, que, nem sei o que falar, estranhos demais. Provei também a “cerveja amanteigada” que é uma bebida da saga Harry Potter, que parece um refrigerante com sorvete e manteiga, meu estômago detestou. No fim, é apenas isso mesmo: inspirada em Harry Potter, que de Harry Potter não tem nada. Saí de lá quase um dragão cuspindo fogo porque a conta deu mais de 500 reais, fiquei indignada e ainda saí com fome. Não recomendo nem pra inimigo.
Royal Trudel
É uma doceria/cafeteria que serve o trudel, um rolinho de doce delicioso com vários sabores de recheio. Quando eles servem quentinho, você morde aquela massa macia, é uma sublime, gostei demais!
Fonte do Amor Eterno
É uma fonte do lado da Igreja São Pedro. Entorno de toda a fonte tem cadeados que as pessoas colocam com o nome do casal ou com suas iniciais. É bem bonito, mas sempre tem gente e não consegui nenhuma foto bonita. Tem uma loja quase do lado que vende o cadeado e as plaquinhas para escrever.
Hard Rock Café
Não sei se é pela atmosfera do lugar, das músicas de fundo, a decoração… Nós amamos esse lugar! Algumas pessoas falam dos preços, mas olha, vale cada centavo. A comida é maravilhosa, nunca comi um hambúrguer tão bom na vida. Até o suco de limão é maravilhoso, até tentei repetir em casa mas não saiu igual kkkk. São várias referências de bandas na decoração, como Red Hot Chili Peppers, Guns, até mesmo Beyonce e Shakira. Atendimento excelente, e olha que são 3 andares. Algumas vezes na semana existe fila para entrar por conta dos shows que acontecem, o que achei perfeitamente normal. Fomos 2x durante a viagem.
Churrascaria Chama de Fogo
Diria que foi a melhor experiência em churrascaria que já tive, e cheguei a conhecer outra churrascaria em outra em Gramado também. Carnes ótimas, atendentes muito legais. Provei salada caesar, que até então só tinha ouvido falar e meu marido até hoje fala sobre eu ter ido numa churrascaria pra comer alface rsrs, aproveito pra falar que era muito boa tbm! Existe uma fila de espera na entrada, mas vale a pena.
Lago Negro
Como fomos no inverno, não tinha as lindas hortênsias que ficam ao redor do lago, então não teve muita graça. Acredito que no verão seja 1000x mais bonito.
Rua Coberta
É uma rua que tem vários restaurantes dos dois lados, e que é coberta. Com a decoração do Natal Luz fica realmente linda, nos demais dias é só uma rua coberta.
Rua Torta
É inspirada na rua Lombard Street de São Francisco/EUA, e é uma gracinha. Fica cheia de turistas o dia inteiro, é difícil conseguir uma foto sem aparecer alguém atrás. Dica: quanto mais cedo, melhor para as fotos.
Canela
Cidade vizinha de Gramado, fomos de Uber. Tem a Catedral de Canela, que é a igreja de pedra (não é a mesma que fica do lado da Fonte do Amor Eterno). No dia que fomos estava acontecendo uma Missa de Crisma, então acabamos não fazendo uma visita por dentro. Existe também um show de luzes a noite, o que deixa a Catedral ainda mais bonita. Honestamente, não tem muito o que fazer na cidade. O Skyglass que é a plataforma de vidro com vista para canions e cachoeira fica no município de Canela, mas muito afastado da cidade. Acabamos não indo porque estava completamente nublado, não íamos ter nenhuma vista.
Em resumo, Gramado é linda. É uma cidade bem pequena, fizemos quase tudo a pé mesmo. São várias ruas lindas, tudo muito bem cuidado. Existem várias outras coisas para se fazer, como o Parque do Caracol, Olivas, Alpen Park, Museu dos Carros, várias chocolaterias, mas contei aqui as melhores e piores partes.
Sim, voltaria a Gramado, mas da próxima vez quero conhecer no verão, ver as hortênsias floridas e a decoração do Natal Luz.